Classes e Objectos
Exercício Resolvido
Desenvolva uma classe para representar os filmes disponibilizados por um serviço de streaming de vídeo. Estes são compostos por um título, duração em minutos, um ano de lançamento e uma lista com as classificações atribuídas pelos utilizadores (entre 0 a 5 estrelas).
Deverá ser possível:
a) atribuir uma nova classificação por estrelas;
b) saber a classificação média do filme;
c) mostrar o filme na consola com o formato "titulo duração - classificação média".
Tempo estimado de resolução:
15 minutos
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Exercícios para praticar
- Nível Fácil - Nível Intermédio - Nível Avançado
1. Imóvel de Agência Imobiliária
Dúvida neste exercício?Desenvolva uma classe que represente um imóvel que foi angariado por uma agência imobiliária para venda. O imóvel caracteriza-se por ter um preço, número de quartos, localidade e um atributo que especifica se este já foi vendido ou não.
Implemente ainda as seguintes funcionalidades:
- a) consultar o preço, a localidade e o número de quartos do imóvel;
- b) consultar se o imóvel ainda está disponível ou se já foi vendido;
- c) alterar o preço;
- d) calcular a comissão da agência na venda (considerando uma comissão de 5% sob o preço de venda);
- e) verificar se a venda do imóvel está isenta de IMT (sabendo que se o preço do imóvel for inferior a 92407€ estará);
- f) calcula o imposto de selo relacionado com a aquisição do imóvel (0.8% do valor de transacção do imóvel).
Com vista a testar a classe, implementar as seguintes instruções no método Main:
- a) criar um imóvel;
- b) mostrar na consola o seu preço, localidade e número de quartos;
- c) mostrar na consola a comissão da agência em euros, se esta ainda não estiver vendida;
- d) mostrar na consola o imposto de selo a pagar bem como se está isenta de IMT ou não.
Esta poderá não ser a única forma de resolver este exercício. Tens dúvidas ou não percebes a resolução? Marca uma explicação, posso ajudar-te!
2. Círculo
Dúvida neste exercício?Desenvolva uma classe que represente um Círculo. Este deve ser composto por um raio que pode ser um número decimal.
Implemente ainda as seguintes funções:
- a) obter o raio de um círculo;
- b) calcular a área de um círculo;
- c) calcular o perímetro de um círculo;
- d) verificar se o circulo cabe dentro de um segundo círculo (ou seja se o segundo círculo tem um raio menor que o primeiro).
Com vista a testar a classe, implementar as instruções abaixo no método Main:
- a) criar um círculo de raio 3;
- b) mostrar na consola a sua área;
- c) mostrar na consola o seu perímetro;
- d) criar um círculo de raio 5;
- e) mostrar na consola se este cabe dentro do primeiro círculo ou não.
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