J á saiu o enunciado do projecto da cadeira de POO do ISCTE deste semestre.
Este ano os alunos terão de desenvolver um jogo em Java no qual haverá uma personagem principal que andará pelo cenário e pode interagir com vários objetos.
A minha sugestão é que comecem pela definição da estrutura do jogo . Lembrem-se que haverá herança e deverão usar também interfaces, dois dos principais conceitos desta cadeira de programação. Tentem seguir a estrutura UML dada no enunciado para evitar ter de fazer alterações drásticas, na estrutura do programa, após a primeira entrega.
Comecem por criar as classes dos objetos todos, nomeadamente Bat, Skeleton, Floor, Wall, entre outros. Implementem de seguida as interfaces, uma para os objectos que vão ter interacções e outra para os objectos que vão ter movimento.
Depois de todos os objectos criados, podem programar o cenário do jogo. Vejam em baixo um exemplo de como criar um elemento e o enviar para o cenário:
RogueObject s=new Skeleton(new Point2D(3,4)); ImageMatrixGUI.getInstance().addImage(s);
Estas instruções colocam um elemento “Skeleton” na posição 3,4 do cenário. Tenham em conta que o cenário está dividido em quadrados sendo que a posição 0,0 diz respeito ao ponto superior esquerdo.
As explicações de apoio à realização deste trabalho já começaram. Qualquer dúvida é só dizerem! Bom Trabalho.