Enunciado do trabalho Java de PCD
6 Novembro, 2017
Trabalho POO ISCTE 2018
16 Março, 2018

Trabalho de Programação 2017/2018 ISEL

E ste ano os alunos do ISEL, da primeira cadeira de programação, terão de programar uma versão do conhecido jogo 2048. O objectivo deste é ir juntando peças até que seja atingido o valor de 2048.

À semelhança de anos anteriores, os Professores disponibilizam como ponto de partida um pacote ConsolePG.jar que já contem implementada toda a parte gráfica do jogo.

Recomendo que comecem por perceber o conteúdo da parte já implementada pelos Professores, com vista a saber de antemão que funções estão disponíveis e podem utilizar.

A parte mais complexa do jogo é a movimentação das peças mas tentem pensar nela como um movimento apenas, que é repetido por todas as peças. A ideia em programação é sempre tentar generalizar as funções.

Para poderem ir fazendo contas,os valores de cada peça estes têm de estar guardados numa matriz . Assim, devem ter uma matriz de inteiros cujo tamanho é o número de linhas e colunas do cenário. Posteriormente, a cada jogada, têm de ir actulizando a interface gráfica mas também a matriz. Recordem a sintaxe das matrizes:

int[] board=new int[LINES][COLS];
//aceder a conteúdo na posição 1
int i=board[1];
//duplicar o conteúdo da posição 1
board[1]*=2;
//ou
board[1]=board[1]*2;

Se quiserem ver este jogo a funcionar para tirar dúvidas e perceber a sua lógica podem visitar esta página. Entretanto as explicações de programação para acompanhar este trabalho já começaram. Se precisares de ajuda diz!

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